-------------------------------------------------------------------------------
SPACE TODAY STORE:
-------------------------------------------------------------------------------
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
-------------------------------------------------------------------------------
Acho que vou mudar o nome do canal para Exoplanet Today!!! Brincadeira!!!
Mas não tem como, e hoje vou ter que postar outro vídeo sobre exoplanetas, mas dessa vez não é trabalho nenhum da TESS, mas sim do Hubble.
Não sei se todos sabem, mas o Hubble também atua na área de exoplanetas da astronomia.
Ele não descobre exoplanetas, ou talvez descubra bem poucos, mas ele é especial para estudar a atmosfera dos planetas.
Eu já fiz um vídeo aqui no canal mostrando como o Hubble faz isso.
Basicamente, no momento em que o planeta passa na frente da estrela, a luz da estrela atravessa a atmosfera do planeta, e isso acaba decompondo essa luz em todos os comprimentos de onda que ela tem, devido à presença de diferentes elementos químicos na atmosfera, o Hubble então, usa seu espectrômetro para captar essa luz decomposta e criar o espectro para nós.
Assim, os astrônomos podem caracterizar a atmosfera dos exoplanetas descobertos.
E foi isso que ele fez agora, com o exoplaneta WASP-121b, localizado a cerca de 900 anos-luz de distância da Terra.
Esse exoplaneta é um exemplo extremo, ele está tão perto da sua estrela que a temperatura da sua atmosfera superior bate os 2537 graus Celsius.
Isso faz com que ele seja cerca de 10 vezes mais quente que a média dos exoplanetas conhecido.
E essa proximidade da sua estrela, e essa temperatura faz com que metais pesados, como ferro e magnésio escapem de sua atmosfera.
Isso normalmente não acontece, o que acontece é que esse metais pesados acabam condensando e formando nuvens nos exoplanetas.
Mas o WASP-121b é tão quente, tão próximo, que os metais pesados estão sendo arrancados do planeta junto com a sua atmosfera.
Além disso, o planeta deve estar prestes a ser arrebentado pela estrela e deve apresentar a forma de uma bola de futebol americano.
Quando se estuda exoplanetas, a ideia é estudar todos os tipos que existem, e no caso o WASP-121b é um mundo extremo e muito importante para os astrônomos.
Nesse exoplaneta, os astrônomos podem entender, como os exoplanetas perdem suas atmosferas primordiais e serve como um laboratório para os astrônomos aprenderem como estudar a atmosfera de exoplanetas.
Quando o James Webb for lançado, ele irá complementar as observações do Hubble, e os astrônomos poderão caracterizar de forma completa a atmosfera do exoplaneta.
#Hubble #Exoplaneta
Fontes:
0 Comments